Octavo

Carta Capital - O estorvo da leitura

17/3/2011 -

“O fim dos livros”, obra de pequenas dimensões, cujo design evoca um velho alfarrábio encadernado, foi escrita pelo francês Octave Uzanne e ilustrada por Albert Robida dentro de um volume maior, Contos para Bibliófilos, em 1894. O texto curto é um exercício sobre o futuro a exemplo do que realizaram os utopistas desde o século XVI, quando a invenção da imprensa estreitava a comunicação e popularizava as línguas europeias.

O narrador irônico e moralista deseja, mais do que profetiza, o fim dos livros, como quem espera extirpar um mal. “É preciso que eles desapareçam ou vão nos devorar”, brada ao se reunir para uma conversa com amigos em um clube londrino. O grupo saía de uma palestra sobre a inexistência da vida na Terra em 10 milhões de anos. E se o Sol esfriasse? Os livros acabariam antes. O personagem está excitado com a substituição dos impressos por uma espécie de fonógrafo acrescido de imagens em movimento, à moda do que se insinuava, então, como cinema. O que ele imaginava para o futuro era algo semelhante a um iPad em que ler não fosse necessário.

O aristocrata parecia farto da aproximação entre as classes. “Pelo nosso estado social, somos obrigados a ouvir muita bobagem todos os dias”, diz. “Que felicidade não ter mais de ler, e de poder, enfim, fechar os olhos sobre o vazio dos impressos!”

Curioso que sua constatação de um mundo iletrado não nos seja hoje desconhecida. De certo modo, como ele supôs, “descarregamos nossos olhos para sobrecarregar nossos ouvidos”. E, como prevê o livro, também derrotamos a pintura. Sobre ela repousa uma arte visual a partir de conceitos, da palavra, que esta parece resistir.

O FIM DOS LIVROS
Octave Uzanne
Octavo, 90 págs., R$ 35

http://www.cartacapital.com.br/cultura/o-estorvo-da-leitura

 

Editora Octavo Ltda.
Rua dos Franceses, 117 - Bela Vista
01329-010 - São Paulo SP - Brasil
Tel.11 3262 3996

Assessoria de Imprensa por Nicolau Kietzmann - 11 3070 3336 - nicolau@dgnk.com.br
Site desenvolvido pela  Idea Design


Topo